Distinção, digitalização e legitimação
A Incorporação das redes sociais no campo gastronômico brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47284/cdc.v23iesp.1.17488Palavras-chave:
Campo gastronômico, Comida digital, Distinção social, Sociologia digital, Sociologia da alimentaçãoResumo
Para investigar as relações entre o processo de naturalização das redes sociais e a dinâmica de distinção social, este artigo mobiliza dados dos perfis digitais de oito restaurantes paulistanos e de guias gastronômicos nacionais e internacionais no Facebook, Instagram e Tik Tok, além de matérias e entrevistas na mídia com chefs e administradores desses restaurantes. Calcada na teoria bourdieusiana, a análise aponta que as disputas por legitimação no campo gastronômico são afetadas pela necessidade de atender à pressão dos novos hábitos digitalizados da clientela, posto que tal jogada pode ser julgada como condenável pelos agentes consagradores desse campo. Por meio da amostra selecionada, o artigo explora as diversas estratégias postas em prática pelos agentes do campo para evitar a caracterização do movimento como "interesseiro" e para estabelecer modalidades legítimas de incorporação das redes sociais no cotidiano dos restaurantes.
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